Festival Brasileiro Amador e Baiano de Surf 2015 acontece na Fonte Nova do surf baiano

Stella Maris recebe surfistas do Brasil inteiro. Foto: Gabriel Macedo

Se a Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro é considerada o Maracanã do surf, a Praia de Stela Maris, em Salvador, pode ser considerada a Fonte Nova do surf baiano

Um dos mais tradicionais palcos do Surf Baiano, a Praia de Stela Maris, que já foi cenário de eventos históricos como as primeiras etapas do Circuito Brasileiro, na década de oitenta, recebe, no último final de semana do mês de Julho (25 e 26) e o primeiro de Agosto (1 e 2), a primeira etapa do Circuito Baiano e a última do Circuito Brasileiro de Surf Amador, respectivamente.
A última etapa do Brasileiro será decisiva na formação do time que irá representar o Brasil no Isa World Junior Surfing Championship Contest, evento que será disputado em outubro, na Califórnia, nos Estados Unidos da América e que define os campeões mundiais júnior da International Surf Association (ISA).
Na primeira etapa do Baiano serão disputadas as categorias Open Feminino, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Pro/Am que terá a premiação de R$ 5 mil em dinheiro além de medalhas e troféus além das categorias já citadas, todas as etapas do circuito baiano de surf amador terão também as categorias infantil e master,  as categorias amadores terão como premiação pranchas, blocos, kits, medalhas e troféus.
Já na última etapa do Circuito Brasileiro Amador, as disputas serão entre as categorias, iniciante (até 14 anos), mirim (até 16), Pro/Junior (até 21), Feminino Junior (até 18) e Open (sem limite de idade) masculino e feminino. A premiação do Brasileiro para Iniciante, Mirim, Open e Feminino Júnior e Open será feita com pranchas, blocos, kits, medalhas e troféus. A Pro Junior também terá R$ 5 mil além de medalhas e troféus.
Festival Brasileiro Amador e Baiano de Surf 2015 tem a organização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação Baiana de Surf (FBSurf) e da Associação de Surf e Ecologia de Stella Mares (ASESM).