Yagê Araujo Ganha o Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019

Um evento para ficar marcado na história do surf baiano.

75
Praia de Ipitanga – Foto: Divulgação

O Ipitanga surf festival – etapa Hilton Issa teve continuidade neste domingo de páscoa (21/04) em ondas pequenas, com formação regular, durante a etapa de abertura do Circuito Baiano na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas. No dia decisivo do evento, a organização alterou o cronograma e adiou o início das disputas profissionais que etava previsto para 8;30h devido as condições do mar e foi remarcado para dar  início às 10:40, quando as condições melhoraram.

56
Alanderson Martins – Foto: Abel Baião

O itacareense Alanderson Martins que vinha comandando as ações e estabelecendo um ritmo forte com as maiores somatórias da competição, tanto no primeiro round na sexta-feira com 14.40 pontos, quanto no segundo e terceiro rounds, totalizando 12.35 e 16.25 pontos respectivamente, acabou dando adeus na semifinal devido a mudança de tática na escolha do posicionamento no pico, onde perdeu muito tempo da bateria para entrar no jogo, chegando a retornar a tática adotada nas quartas de final se posicionando na direta do palanque porém, não teve mais tempo para encontrar uma onda média de backup e se classificar para a grande final, terminando na sétima posição, com 555 pontos no ranking.

55
Fabrício Bulhões – Foto: Abel Baião

Em grande fase, o ilheense Fabrício Bulhões que foi campeão baiano open e vice-campeão profissional em 2018, iniciou essa temporada filiado na FBSurf como profissional e fez grandes apresentações durante o evento, melhorando em cada fase, chegando a vencer o confronto contra Yagê na primeira semifinal neste domingo, e a surfar duas ondas excelentes entre as cinco computadas em toda competição.

50
Nícolas Carvalho e Davi Silva carregando o campeão Yagê Araújo – Foto: Divulgação

O também itacareense Yagê Araújo, quem vinha pegando boas ondas mas sem muita regularidade e sem surfar nenhuma onda na escala de excelência, se concentrou bastante para virar na bateria final com 14,15 pontos de somatório contra 14,00 pontos, levando a melhor sobre o ilheense Fabrício Bulhões, largando na frente para tentar conquistar o feito de 2017 e tentar o bicampeonato baiano nesta temporada de 2019.

64
Gaspare Jr. e Yagê Araújo – Foto: Divulgação

O atleta Yagê Araújo que foi o campeão estadual profissional de 2017, se dedicou em 2018 nas etapas do brasileiro da CBSurf e das etapas do QS do circuito mundial, mas declarou para Gaspare Jr. que está cada vez mais difícil competir as etapas 10 mil esse ano, devido o alto custo com as viagem e que vai focar nas etapas 06 mil do QS que acontecerem mais perto de casa, pra tentar a tão sonhada vaga na elite do surf mundial.

53
Miguel Cerqueira – Foto: Abel Baião

Já nas categorias de base, Miguel Cerqueira, local de Olivença, em Ilhéus, foi o grande destaque entre os atletas amadores, arrepiando as ondas de Ipitanga, fazendo a segunda maior somatória da competição, vencendo na sub 14, uma categoria acima da sua e ficando em terceiro na sub 12, vencida pelo jovem estreante Victor Gabriel que vibrou muito com o título da etapa.

59
Hilton Issa – Foto: Divulgação

Além das disputas dentro da água, a programação do Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019 incluiu ações educativas de defesa do meio ambiente, com coleta seletiva de micro lixo promovida pela CAELF – Cooperativa de Catadores de Lauro de Freitas assim como, prestou homenagem a todos os integrantes da “Galeria dos Campeões Baianos de Surf” em especial ao pioneiro do Surf Baiano Hilton Issa, que se emocionou ao relembrar dos velhos tempos, das historias vividas e de todo aprendizado que recebeu de seu pai, quem o ensinou a surfar.

52
Marcelo Barros, o presidente do CDL Edailton Carvalho, o secretário da Seplan Mauro Cardim, o empresário Jorge Hamilton da JHC Express e Ricardo Luz – Foto: Divulgação

O Ipitanga Surf Festival Pro Bahia 2019 – Etapa Hilton Issa, foi idealizado, produzido e realizado pela nova diretoria da Federação Baiana de Surf, com o patrocínio da Necton Boarding Company, Bancada de Coral, Trip Surf Co, Back Fish, JHC Express e Mauro Cardim.

57
Simário da Alfsurf, Diego Antunes, o secretário de governo Lula Maciel, o secretário de de Trabalho, Esporte e Lazer Uilson Souza, Ricardo Luz e Marcelo Barros – Foto: Divulgação

O apoio ficou por conta da TM estamparia, Ipitanga Surf, Sequência, Pesca Azul, Sig Impressões, CDL Lauro de Freitas, Associação da Praia de Ipitanga, Associação Laurofreitense de Surf, Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer, Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Governo através da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

54

Confira os resultados desta primeira etapa do circuito baiano, Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019 – Etapa Hilton Issa.

51
Categoria Profissional – Foto: Divulgação

Profissional: 1 Yagê Araújo, 2 Fabrício Bulhões, 3 Iago Silva e 4 Igor Farias.

74
Categoria Master – Foto: Divulgação

Master: 1 Adson Maurício, 2 Hélio Rocha, 3 Marcelo Bacana e 4 Márcio Sarmento.

73
Categoria Kahuna – Foto: Divulgação

Kahuna: 1 Marcelo Alves, 2 Paulo Moura, 3 Inaldo Segundo e 4 Hélio Rocha.

66
Categoria Feminina – Foto: Divulgação

Feminino: 1 Potira Castman, 2 Dani Albuquerque, 3 Laine Silva e 4 Maria Eduarda.

72

Categoria Sub 18 – Foto: Divulgação

Sub 18: 1 Davi Mendes, 2 Lucas Souza, 3 Bruno Marroche e 4 Diogo Santos.

71
Categoria Sub 16 – Foto: Divulgação

Sub 16: 1 Hawaii Chan, 2 Jerônimo Barros, 3 Breno Matos e 4 Jerônimo Barros.

69
Categoria Sub 14 – Foto: Divulgação

Sub 14: 1 Miguel Cerqueira, 2 Lazaro Nunes, 3 Esdras Morais e 4 Gabriel Guerreiro

70
Categoria Sub 12 – Foto: Divulgação

Sub 12: 1 Vitor Gabriel, 2 Isaac Lorente, 3 Miguel Cerqueira e 4 Davi Bastos.

68
Categoria Sub 10 – Foto: Divulgação

Sub 10: 1 Davi Bastos, 2 Maria Eduarda, 3 Leon Alves e 4 Numa Lori.

65

Esperamos vocês na próxima etapa em Ilhéus… Aloha!