Miguel Cerqueira, atleta de Ilhéus. Foto Fabriciano Junior @fabricianojuniorsurf

Altas ondas e atletas entregando tudo em uma estreia alucinante do Baiano de Surf 2024 na Praia da Tiririca

Nem a chuva conseguiu diminuir a adrenalina da competição, onde cerca de 80 atletas disputaram o pódio das categorias de base, feminino e profissional. Davi Silva, local de Itacaré, saiu na frente e levou a melhor na categoria PRO.

Palco de campeonatos internacionais de surf, a Praia da Tiririca, em Itacaré, prometeu muito e entregou tudo neste final de semana, durante a realização do Itacaré Surf Festival,  primeira etapa do Circuito Baiano de Surf de 2024.

Surfcity dos sonhos de surfistas brasileiros e internacionais, Itacaré recebeu atletas de 15 municípios diferentes da Bahia e até atletas de Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo para participar da competição nas categorias de base (Sub 08 a Sub 18), surf feminino e profissional, além da categoria local.

O evento também funcionou como teste para as operações do Centro de Treinamento de Surf da Praia da Tiririca, o primeiro centro público do esporte na Bahia, resultado de uma emenda parlamentar da deputada Alice Portugal. O CT terá a gestão da Associação de Surf de Itacaré, uma das mais antigas associadas da Federação Baiana de Surf. 

Junio Santos, atleta de Itacaré. Foto Fabriciano Junior @fabricianojuniorsurf
Junio Santos, atleta de Itacaré. Foto Fabriciano Junior @fabricianojuniorsurf

Tiririca sem defeitos

O campeonato começou na sexta-feira (23) com as classificatórias das categorias Local e Profissional. A chuva veio forte durante boa parte do dia – o que não atrapalhou na performance dos atletas e nem espantou o público, que permaneceu presente acompanhando tudo até o encerramento das baterias.

No sábado o tempo deu uma trégua, mas dentro da água o espetáculo continuou com mais classificatórias das categorias de base e as quartas de final. Altas séries de ondas perfeitas subiram o nível da competição, com os atletas dando um show de manobras em muitas ondas descidas a cada bateria.

Domingo o sol veio com tudo e tornou o espetáculo ainda melhor, com a praia lotada e uma participação incrível da torcida para prestigiar as grandes finais. Davi Silva, local de Itacaré, foi o grande vencedor da categoria Profissional, levando para casa um prêmio de 3 mil reais. Na categoria Surf Feminino, Tamires Tocchine, foi a melhor e levou o troféu para Lauro de Freitas, enquanto Jerônimo Barros foi o melhor entre os 16 atletas participantes da categoria Local. 

Os atletas da base foram bastante exigidos pelo nível de qualidade das ondas e não decepcionaram. Os primeiros lugares foram ocupados por Matheus Neves (Sub 18), Brayan Pessoa (Sub 16), Numa Lyori (Sub 14), João Jesus “JJ”  (Sub 12), Davi Lucca (Sub 10) e Artur Ralph (Sub 08).

Todos os atletas receberam kits de inscrição do evento, com sacochila, camiseta e brindes. Os primeiros quatro colocados de todas as categorias receberam medalhas e troféus. Os dois primeiros colocados das categorias Sub 12 a Sub 18 e da categoria Feminino receberam blocos e os atletas da categoria Profissional receberam premiação em dinheiro, totalizando 10 mil reais.

Atletas da Categoria Profissional receberam premiação em dinheiro no total de 10k. Foto Fabriciano Junior @fabricianojuniorsurf

Benefícios para os atletas filiados

Uma das novidades de 2024 são os benefícios oferecidos aos atletas filiados à FBSurf, com descontos em entidades educacionais, lojas de equipamento e acessórios de surf, surfwear, restaurantes e outros convênios que serão divulgados em breve.

O circuito valerá para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta e o Faz Atleta.

O circuito baiano de surf dá visibilidade e incentiva novos atletas a praticar e se dedicar ao esporte até atingir o índice de alto rendimento e, por isso, ao longo desta gestão da FBSurf, vem sendo amplamente apoiado pelo Governo do Estado da Bahia através da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). 

Além da SUDESB, o Itacaré Surf Festival foi  realizado em parceria com a ASI (Associação de Surf de Itacaré), Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Esporte e Juventude de Itacaré e Câmara de Vereadores de Itacaré.

Praia da Tiririca não decepcionou com altas ondas e muita qualidade nas manobras. Foto Fabriciano Junior @fabricianojuniorsurf

CLASSIFICAÇÃO FINAL – 1ª ETAPA DO BAIANO DE SURF 2024

Profissional
1 – Davi Silva
2 – Alandreson Martins
3 – Taiwan Chan
4 – Miguel Cerqueira

Sub 18
1 – Mateus Neves
2 – Gonçalo de Brito
3 – Miguel Cerqueira
4 – Vitor Gabriel

Sub 16
1 – Brayan Pessoa
2 – Yan Rodrigues
3 – Vitor Gabriel
4 – Numa Lyori

Sub 14
1 – Numa Lyori
2 – Yan Rodrigues
3 – João Jesus
4 – Guilherme Simões

Sub 12
1 – João Jesus
2 – Davi Lucca
3 – Bernardo Lerner
4 – Ruda Nascimento

Sub 10
1 – Davi Lucca
2 – Rafa Galeno
3 – Ruda Nascimento
4 – Yan Reis

Sub 08
1 – Artur Ralph
2 – Miguel Rodrigues

Feminino
1 – Tamires Tocchine
2 – Catarina Lorenzo
3 – Deyse India
4 – Samira Vitoria

Local
1 – Jeronimo Barros
2 – Yago Silva
3 – Daniel Matos
4 – Rayan Fadul