Liz Bensabath, campeã do Bodyboard. Foto Leticia Freitas, Wahine Fotografia

Com altas ondas e recorde de inscrição de atletas do feminino, Surf Delas deixa sua marca na Tiririca

O final de semana foi dedicado à conscientização e valorização da participação feminina no surf e suas modalidades. E no sábado, foi a vez do “Eles apoiam o Surf Delas”, com as categorias de Bodyboard Masculino, Handsurf e Bodysurf

A Praia da Tiririca mostrou mais uma vez toda a sua potência, entregando altas ondas em um final de semana em nome da celebração da participação feminina no cenário do surf baiano: o Surf Delas Itacaré Festival.

Esta etapa, válida pelo Estadual Baiano de Surf 2024, rolou nos dias 30 e 31 de março, com a participação de cerca de 60 atletas. No sábado, no “Eles Apoiam o Surf Delas”, caíram na água os atletas do bodyboard masculino, handsurf e a categoria estreante na Federação Baiana de Surf, o bodysurf. Domingo foi o dia inteiramente dedicado às categorias femininas: bodyboard, surf e longboard.

Todas as baterias deram um show de manobras, nas ondas perfeitas e rápidas da Tiririca, famosa no mundo todo pela sua excelência para a prática do surf e palco de competições internacionais. O alto nível de todos os atletas levantou a torcida na praia.

As baterias de Handsurf e Bodysurf chamaram atenção do público, por serem modalidades que estão ganhando rapidamente visibilidade e novos adeptos. Atletas de Salvador, Itacaré, Rio de Janeiro e Maceió disputaram as baterias em um formato diferenciado, com duas quedas por cada atleta e a somatória final de pontos que revelou o soteropolitano Lucas “Shark” Nelli como o campeão das duas modalidades. No bodyboard masculino, o ilheense Lucas Rodrigues ficou com a primeira colocação.

Meeting técnico com parte das atletas do Surf Delas. Foto Leticia Freitas, Wahine Fotografia
Meeting técnico com parte das atletas do Surf Delas. Foto Leticia Freitas, Wahine Fotografia

Elas brilham

No domingo, o dia de sol e mar perfeito recebeu as modalidades de surf, longboard e bodyboard femininos, com a participação recorde de 20 atletas, vindas de sete cidades diferentes – incluindo uma atleta de Florianópolis.

As meninas encararam o mar grande e levantaram a torcida, manobra a manobra. Deise Silva, moradora de Itacaré, ficou com o primeiro lugar no Surf e Lara Rodrigues, de Salvador, foi a melhor da categoria Longboard. No bodyboard, depois de duas baterias disputadíssimas, a grande campeã foi Liz Bensabath, que também é a atual presidente da Associação de Bodyboard de Itacaré (ABBI).

Vagas sociais

Um dos diferenciais desta etapa foi o convite de atletas locais para preencher as vagas sociais oferecidas pela Federação Baiana de Surf. De agora em diante, a entidade vai ceder filiação e inscrição para um atleta local de cada categoria com o objetivo de estimular a participação de atletas que não têm condições financeiras de participar de um campeonato.

As vagas serão destinadas às associações locais filiadas à FBSurf, que deverão selecionar os atletas carentes de sua região para ter a oportunidade de participar de uma competição de surf – muitos deles pela primeira vez.

Deyse ‘India’ Silva, campeã do Surf Feminino. Foto Leticia Freitas, Wahine Fotografia

Impacto positivo

A atmosfera que pairava na Tiririca, durante e ao final do Surf Delas, não poderia ter sido melhor. O clima era de festa e celebração entre as atletas participantes e também na interação com as espectadoras. A sensação de que esta semente foi plantada, para que as mulheres ocupem espaços cada vez mais significativos, com a cooperação e o respeito devidos dentro da água e também nos cargos técnicos e operacionais do surf.

O Surf Delas Itacaré Festival foi realizado pela FBSurf em parceria com a ASI (Associação de Surf de Itacaré), a ABBI (Associação de Bodyboard de Itacaré), Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Esporte e Juventude de Itacaré e Câmara de Vereadores de Itacaré, além dos parceiros SUDESB, Connect Telecom, Aloha Creations, Genesis Bodyboard, South to South, Nova Onda Seguros, Wahine Fotografia, Além da Praia, Farol Surf, Tellina, Pense Caraíva e OwBi Biquinis, Seiva Cosméticos, BS Lip, Sport Center Pesca Azul, Odara Sunglasses, Cangas do José, Ingrid Topolanski, Pousada Estrela, Shangrilá Pousada e Restaurante Manga Rosa.

Lara Rodrigues, campeã no Longboard. Foto Leticia Freitas, Wahine Fotografia

CLASSIFICAÇÃO FINAL – SURF DELAS ITACARÉ FESTIVAL

Surf Feminino
1 – Deyse Silva
2 – Lua Alves Dyhrberg
3 – Petra Edermanm
4 – Tamires Tocchine

Longboard Feminino
1 – Lara Rodrigues
2 – Julieta Montero
3 – Claudia Silva
4 – Luka Lopes

Bodyboard Feminino
1 – Liz Bensabath
2 – Talita Dias
3 – Clara Freitas
4 – Ana Paula Silva

Bodyboard Masculino
1 – Lucas Rodrigues
2 – Manoel Neto
3 – Pedro Igor
4 – Gabriel Santos

Handsurf
1 – Lucas Shark
2 – Jonatas Lins
3 – Mateus Barbosa
4 – Tiago José

Bodysurf
1 – Lucas Shark
2 – Mateus Barbosa
3 – Maurício Ferreira
4 – Vivasvan Damasceno