Itacaré será a capital do Surf Brasileiro

Durante dez dias, alguns dos principais surfistas brasileiros e mundiais estarão em Itacaré para disputar três competições homologadas pela Federação Baiana de Surf (FBSurf) com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré.

Cartaz1

Todas as gerações do surf brasileiro passarão pela Praia da Tiririca, entre os dias 18 e 28 de outubro, para a disputar três competições. Os primeiros a cair no mar, serão os surfistas profissionais que disputam os preciosos pontos do Itacaré Surf Music QS 1000, que será realizado entre os dias 18 a 21 de outubro e que, além de surf, oferece um festival de música como atrativo.

Por: Miguel Brusell

O Itacaré Surf Music QS 1000  vai reunir atletas de diversos países e terá, como diferencial, uma série de ações educativas voltadas para a conservação da natureza e a sustentabilidade. Em paralelo ao evento irá acontecer um festival de música, com grandes atrações nacionais, a exemplo de Maneva, Ponto de Equilíbrios e outras bandas.

A decisão de fazer na mesma semana partiu do Presidente da FBSurf, Marcelo Barros que entende que é o melhor para os atletas. “Evita maiores custos com muitos eventos em semanas consecutivas. Pesou também na questão, diminuir os custos da Prefeitura de Itacaré que já patrocina o QS Mundial e assim pode respirar um pouco mais, utilizando a mesma estrutura”, acredita o dirigente.Entre os dias nos dias 23 a 25 de outubro será disputado uma etapa do Campeonato Brasileiro Profissional de Surf e, entre os dias 27 e 28, o Campeonato Brasileiro Master de Surf, todos na Praia da Tiririca. Estes dois últimos são resultado de uma parceria da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Associação de Surf de Itacaré (ASI), BACKFISH e Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Juventude Cultura e Esporte, com apoio da ABRASP e homologação da Federação Baiana.

Segundo Barros, no Brasileiro Profissional, será a primeira vez que acontece a equiparação de valores na premiação de homens e mulheres. Cada categoria terá R$ 40 mil para ser dividido entre os primeiros colocados. Na última etapa, além da grana, um carro Zero KM será a premiação para homens e mulheres que se sagrarem Campeões Brasileiros.

A categoria Master também tem premiação em dinheiro. Vai distribuir R$10 mil entre os primeiros colocados. Nos três eventos, está sendo esperado um número recorde de participantes tanto pela boa premiação quanto pela organização da CBS e por serem realizados em Itacaré que, já é mundialmente conhecida como a Surf City do Brasil.